terça-feira, 17 de abril de 2007

Fatos que marcam a construção do Fórum Mineiro


Uma história de conquistas...

Em dezembro de 2001, foi realizado o Encontro de Economia Solidária e Bancos Populares em Belo Horizonte. Em 2002, foi a vez da cidade de Turmalina sediar o Encontro das Redes de Agricultores Familiares Por Uma Economia Solidária, uma iniciativa importante para os grupos rurais. A partir desse encontro foi definidos os grupos de trabalho de comercialização, de legislação, de metodologia e de divulgação e marketing. Ainda no final de 2002, foi realizado o encontro do GT de Comercialização, foi nesse encontro que o Fórum estabeleceu seu primeiro planejamento estratégico e uma leitura da sua realidade, nesse encontro nascia de forma autêntica o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária.

Entre os desafios a enfrentar foram listados: o auto-conhecimento, o mapeamento dos empreendimentos e das organizações do fórum e aprofundar a formação em Economia Popular Solidária, a comercialização, a agroindústria, a legislação sanitária, gênero e a realização da I Feira e Ciclo de Debates Mineiro de Economia Solidária.Em julho de 2003, em Belo Horizonte, realizou a sua Primeira Feira Estadual e Ciclo de Debates, realizado em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, as galerias e plenário da sede do legislativo mineiro foram lotadas pelos participantes. Os debates promovidos durante o ciclo levaram ao inicio da formulação de um projeto de lei propondo a criação de um selo estadual para a economia solidária. Dessa proposta limitada, o debate foi ampliado na Assembléia Legislativa, através de emendas ao projeto original, e se constitui a Lei Estadual de Fomento à Economia Solidária em Minas Gerais, Lei 15.028/2004.

A primeira lei estadual de fomento a Economia Popular Solidária do pais, foi promulgada pelo Governo do Estado em janeiro de 2004. A partir daí, até os dias de hoje, outras iniciativas vêm sendo realizadas pelo o Fórum, como a formação dos Fóruns Regionais e a realização de Feiras Regionais. O Fórum com o apoio de outros parceiros realizaram ainda a 2a. Feira Mineira de Economia Popular Solidária, e ações para agilizar a regulamentação da Lei 15.028, em 2004. Nesse ano o Fórum deliberou como ação estratégica a organização do dos fóruns regionais e a realização de feiras regionais. As feiras se constituíram num importante espaço para a troca de experiências, de formação e organização dos fóruns regionais (foto). Em 2006, o Fórum realizou a 1a. Conferência Estadual de Economia Solidária, Minas participou ativamente da 1a. Conferencia Nacional de Economia Solidária, realizada em Brasília. Em novembro de 16 a 19, realizou a 3a. Feira Estadual de Economia Solidária. A luta continua para consolidar a economia solidária em Minas Gerais'.

Um comentário:

Anônimo disse...

[b][url=https://labedroom.com/]King size bed frame[/url][/b]
Decided refresh your external interior? Check out the news products for home use from modern compilation, in her represented as goods with racy floral patterns and colors and goods with gorgeous texture and finish metallic. Bench for the garden is necessary attribute of each villas. In our online store you can always buy reliable furniture for apartments. We can deliver in SENCHURI CITY customer all furniture at desired time days.Tariff, which offers internet shop furniture GRIFFIT PARK surprise each visitor.As a rule small cost may cause some questions regarding properties furniture. The catalog which filled with numerous items pieces of furniture presents only quality manufactured products.